quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Call-center obriga funcionários a ir ao WC em 8 minutos

Um call-center na Noruega tem uma nova tecnologia que controla os funcionários até quando estes vão à casa de banho. Se os trabalhadores demorarem mais de oito minutos por dia, há uma luz que começa a piscar nos gabinetes dos seus superiores.

O controlo vai mais além: qualquer pausa para cigarro ou para atender chamadas pessoais também é contabilizada.

Segundo o «The Telegraph», a empresa, a seguradora DNB, assegura que o objectivo não é controlar os funcionários, mas sim garantir que as chamadas dos clientes são todas atendidas.

O caso está a gerar grande indignação entre sindicatos e inspectores do trabalho, que consideram esta tecnologia «altamente intrusiva».

«Cada trabalhador tem diferentes necessidades e este tipo de controlo priva-os de todas as suas liberdades durante o seu dia de trabalho», escreveu a Datatilsynet, o regulador do sector privado na Noruega, numa carta enviada à DNB.

A empresa garante agora que vai rever estas medidas.

Não é a primeira vez que a Noruega é notícia por esta razão. O ano passado, uma empresa norueguesa obrigou as mulheres a colocarem uma pulseira vermelha quando estavam menstruadas, para justificar as idas mais frequentes à casa de banho.

Outra criou um «livro de visitas» da casa de banho, obrigando os funcionários a assinarem em cada utilização e uma outra deu cartões electrónicos aos trabalhadores para controlar o número de vezes que o faziam.

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