sábado, 27 de fevereiro de 2010

Como realizar uma campanha motivacional com sucesso?

Um assunto em evidência atualmente é a criação de campanhas motivacionais para call centers. Com clientes internos e externos cada vez mais exigentes e leis mais severas, para empresas que não atendem bem seus consumidores, é indispensável pensá-las com mais atenção e afinco. Uma pergunta é inevitável para quem deseja realizar este tipo de ação: como realizar uma campanha motivacional com sucesso?

Já foi assunto aqui do blog Qualidade Call Center os 7 erros que os produtores de campanhas motivacionais não podem incorrer, sob pena de terem suas ações anuladas ou não atingirem os objetivos esperados. Ainda assim fazem-se necessários mais esclarecimentos e dicas objetivas para que o resultado seja um sucesso para a equipe. Segue algumas dicas para você montar sua ação.

· Planejamento: ponto de partida para a elaboração de todo o projeto, este planejamento deve conter todos os detalhes para a execução da campanha: objetivo, metodologia, critérios para participação, apuração, premiação, definição das 4 datas: início e fim, data da apuração e divulgação dos resultados, decoração, o que deixa a ação mais formal, material de divulgação (banner, material em PowerPoint etc) e a nomenclatura da campanha;

· Objetivo: não tente “matar dois coelhos com uma cajadada só”, escolha um foco para sua campanha. Se houver necessidade de incluir mais de um item, eles devem ser inseridos de forma harmônica para não gerar a ideia que o gestor está “atirando para todos os lados”;

· Metodologia: São as etapas que o atendente deve percorrer até atingir o objetivo principal da ação. Este ponto precisa ser pensado e repensado para não gerar dúvidas nos participantes, além de ser divulgado de forma maciça para todo o grupo. É a parte mais desgastante para o produtor, mas é possível ainda no planejamento, dividir com a equipe as melhores metodologias ou realizar um brainstorming;

· Critérios para participação: toda campanha deve estabelecer critérios mínimos para participação. Um exemplo bem simples é o critério de que só participam colaboradores ativos durante o período da campanha, pois se a premiação for valiosa, imagine um funcionário que percorreu todas as etapas, mas foi desligado da empresa? Pode abrir precedentes para questionamentos desnecessários. É também neste ponto que serão construídas as “regras do jogo” que, uma vez definidas, serão imutáveis até o final. Deve-se definir também quais condutas podem levar a eliminação do colaborador na campanha, evitando posturas inadequadas de alguns participantes;

· Apuração: crie, antes de iniciar a ação, o modelo de relatório que fará as análises dos resultados finais e apresente ao grupo, esta atitude gera mais credibilidade entre os colaboradores, além de assegurar ao produtor da campanha um acompanhamento mais preciso dos dados. É importante realizar apurações parciais e divulgá-las, pois estimula a equipe para a conquista;

· Premiação: como dito na outro artigo publicado, a premiação deve condizer com o nível de dificuldade que a campanha apresente. Caso o budget da empresa não esteja preparado para ações de grande porte, adequar a campanha à realidade da premiação é sempre a melhor saída. Optar por brindes personalizados com a marca da empresa, além de ser mais interessante, reafirma a marca da companhia entre os colaboradores;

· Definição de datas: são 4 as datas: inicio, fim, data da apuração e divulgação dos resultados. Com exceção da data inicial, que não precisa de maiores observações, a data final deve ser compatível com a premiação que será concedida, além do nível de exigência que a ação necessita. A apuração deve ocorrer no mínimo 24h após o término da campanha, pois é o tempo seguro para computar todos os dados. A divulgação dos resultados pode coincidir com a data de apuração e no horário de maior concentração da equipe. Pense neste momento como a entrega da medalha de ouro em uma olimpíada;

· Decoração: saindo da parte mais diretamente liga a ação, temos os detalhes que podem deixar sua campanha mais sofisticada e bonita. A decoração, se for realizada, deve coincidir com o objetivo da ação, além de estar intimidante ligada ao layout da apresentação, logotipo ou qualquer material de divulgação. Respeite as cores oficiais da empresa. Utilize material de boa procedência. São indispensáveis o bom senso e a criatividade do produtor;

· Material de divulgação e nomenclatura: Imagine se a copa do mundo fosse começar, mas nenhuma TV, jornal, revista etc. divulgasse? Seria um evento com pouquíssimo acompanhamento do público. As campanhas devem ser um evento importante para a equipe. Crie um nome para a ação, crie um logotipo, se tiver habilidade para isso, ou mesmo uma apresentação em PowerPoint. É importante marcar um momento para divulgação para o grupo, pois este momento pode gerar expectativa e vontade de participar.

Com criatividade, vontade e perseverança qualquer empresa é capaz de oferecer um momento diferente para os seus colaboradores. O investimento em tecnologia, processos e pessoas é o que define o grau de maturidade de uma empresa de call center no mercado. Qual o nível de maturidade da sua empresa?

Aguardo seu comentário! Um abraço, Thiago Alves.

Mande seu e-mail para: qualidadecallcenter@hotmail.com

5 comentários:

  1. Muito importante esse material está me ajudando a organizar uma campanha motivacional para a operação que eu trabalho atualmente .
    De grande valia suas orientações .
    Obrigado

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  2. .

    ótimo isso,
    é bom conhecer a opinião de alguém que entende mesmo de um canal tão peculiar de comunicação, tão importante nos negócios de qualquer organização.
    estamos plenajando uma campanha de reconhecimento e isso valeu mt!
    visite nosso site: www.mc4promo.com.br
    abraço!

    .

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  3. Perfeito!
    Estou elaborando uma campanha motivacional para a minha equipe e esse direcionamento foi essencial.
    Abs

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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    Your posts are good and so informative.

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