sexta-feira, 3 de julho de 2009

Os 7 erros das Campanhas Motivacionais

Em todas as Centrais de Relacionamento as campanhas motivacionais são indispensáveis para alavancar os indicadores operacionais. A equipe motivada é capaz de produzir ótimos resultados e, dependendo da campanha, esses resultados podem permanecer mesmo após o fim da ação. Contudo, é necessário esclarecer erros recorrentes cometidos pelos produtores (gestores operacionais, RH, Diretoria, etc.) das movimentações que anulam o efeito das campanhas e, ao invés de motivar, podem acabar gerando o efeito contrário.

O planejamento é o ponto mais importante quando se decide realizar uma campanha motivacional. Geralmente, pela necessidade imediata de se alavancar determinada meta, os produtores acabam executando a ação sem estabelecer regras, objetivo, mecânica, premiação adequada, decoração pertinente, método de apuração dos dados, prazos etc. O planejamento parte em definir, com a máxima antecedência que puder, todos os pontos que farão parte da ação e que vai desde a cotação de preços para montar o evento até as regras de desempate entre os ganhadores. A lista de erros é grande e os que não podem ser cometidos são:

  1. Falta de objetivo: Toda campanha tem uma razão de existir e vai desde melhorar um indicador que vai mal até integração do grupo etc. O produtor de uma campanha precisa, antes de tudo, decidir qual será o foco da ação (absenteísmo? Qualidade? Vendas? etc.). Este objetivo deve estar claro para todos os envolvidos e será o ponto básico para se definir toda a estrutura da ação.
  2. Falta de mecânica: Imagine uma ação onde o objetivo é encontrar um tesouro, mas o mapa não é fornecido. Esta é a mesma sensação dos atendentes quando uma campanha é lançada, mas não ficam claros os passos que eles devem realizar para tornarem-se vencedores. Mesmo que a premiação seja por sorteio a equipe precisa estar alinhada com a forma como acontecerá à ação.
  3. Prazos equivocados: É sabido que as campanhas motivacionais ajudam a melhorar os indicadores durante a movimentação, ou seja, depois da ação os resultados tendem a voltar ao patamar anterior. Pensando nisto alguns produtores, querendo ganhar mais tempo de alto desempenho, estabelecem datas finais muito longas. Uma boa campanha, onde a premiação é bastante atrativa deve ir até, no máximo, 90 dias, pois o desgaste tanto dos operadores quanto dos produtores da campanha começa a ficar evidente e a movimentação vai ficando “morna” quanto mais o tempo passa. Campanhas onde são premiados apenas brindes o prazo deve ser de, no máximo, até 30 dias, pois do contrário a operação anulará a ação por julgar que o esforço não será recompensado.
  4. Apuração imprecisa: Quem aposta na mega sena espera que a apuração do resultado seja confiável e ocorra exatamente na data pré-definida. Este exemplo serve como conselho para quem deseja montar uma campanha motivacional. A apuração das informações precisa ter credibilidade, ou seja, não devem ficar dúvidas quanto a definição do ganhador. A divulgação do resultado precisa ser feita exatamente na data do encerramento. Alguns produtores, pela quantidade de atividades, acabam negligenciando o dead line gerando na operação uma sensação de descaso, não só para a movimentação em questão, mas para com a empresa.
  5. Inserção de Regras com a campanha em andamento: Uma partida de futebol, os dois times com placares empatados, um jogador é derrubado na área do gol de forma violenta, todos pedem ao juiz para marcar falta, porém o juiz informa que, a partir de agora, falta dentro da área não será considerada como pênalti. Sua reação foi de repúdio a atuação do juiz? Pois esta atitude é muito freqüente, embora prejudicial, em várias campanhas motivacionais. A inserção de regras durante a movimentação é extremamente desaconselhada e pode causar reações avassaladoras. As regras do jogo precisam ser definidas antes do início da partida e devem estar claras para todos.
  6. Decoração fora do padrão: Como toda movimentação, as campanhas motivacionais precisam ser bem divulgadas. A decoração é imprescindível neste momento, contudo existem atitudes que são abominadas. Material de qualidade duvidosa, excesso de material como aquelas bolas que depois de alguns dias murcham, não adianta. O ideal é alinhar a decoração ao tema da campanha e utilizar produtos de bom gosto. Como na moda, cuidado com as informações, pois muitos cartazes por todos os lados e enfeites berrantes só fazem contribuir para a poluição visual e deixam o ambiente com aquele ar de desorganizado.
  7. Premiação Inadequada: As áreas administrativas zelam pelo patrimônio e receita da empresa. Todo custo precisa ser meticulosamente avaliado, mas a redução de custos não pode comprometer ou interferir na necessidade de uma campanha motivacional. Uma premiação não compatível com o nível de exigência da ação produz vários efeitos negativos e pode transformar-se em motivo de piada. Não é necessário que o prêmio seja um carro, por exemplo, mas que seja atrativo para que os envolvidos sintam que vale a pena participar. O que deve ser entendido é que não se gasta com uma campanha motivacional, se investe.

    Aguardo seu comentário! Um abraço. Thiago Alves

44 comentários:

  1. Parabéns Thiago, esses tópicos deixam claro como se deve proceder para que uma campanha seja vitoriosa, tanto para a operação, que acabará recebendo os prêmios, quanto para a gerência, ou diretoria, que com sucesso alcançará os seus resultados objetivados. O texto realmente é bastante construtivo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cleber.
    Espero que tenha colaborado.
    Sugira também assuntos que achar pertinente e tentarei atendê-lo.
    abraço,
    Thiago

    ResponderExcluir
  3. Tiago, sou supervisor de operação sac de uma orperadora movel, tenho uma equipe grande, e consegui fazer com que eles venham trabalhar por mim, meu ABS é quase que zerado, porem tenho um problema com indevidos, voce pode me ajudar, me informando qual a melhor campanha para aplicar ?

    Eudis Souza
    Poá - SP

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,
    Estou iniciando um trabalho de qualidade em um call center, contudo, ainda necessito me aprofundar no assunto. Gostaria de infomações dssobre: como medir um nível de serviço; controlar TMA; TME e, definir a produtividade de um operador / dia.
    Peço ajuda nas questões!
    Grato!
    Diego Fraguas

    ResponderExcluir
  5. Olá! Desculpem pela falta de atualização e a demora em respondê-los.
    Por favor, encaminhem suas dúvidas para:
    qualidadecallcenter@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Thiago,Boa Noite !
    Meu nome è Flavia,sou supervisora trabalho em uma grande empresa de call center,minha nota de qualidade este mês esta pessima,ja levei 3 notas zero de qualidade e preciso alavancar esse resultado o mais rapido possivel.
    Gostaria de montar uma campanha motivacional,onde eu pudesse consientizar e premiar os atendentes,mostrando como que è importante ter um resultado homogênio e manter a dispersao entre as outras equipes.
    Tem como me passar algumas ideias e informaçoes para realizar esta campanha.
    Aguardo Retorno.
    Desde jà agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Glenda,
    Por gentileza enviar um e-mail para qualidadecallcenter@hotmail.com
    abraços,
    Thiago Alves

    ResponderExcluir
  8. Boa noite meu nome e renata,sou supervisora de call center e queria sua ajuda para uma campanha de abs.você pode eme ajudar??

    ResponderExcluir
  9. sou atendente de call center e ta tudo ai mesmo
    parabens.

    ResponderExcluir
  10. BOA TARDE,GOSTARIA DE APRESENTAR UMA CAMPANHA PARA A MELHORIA DO ABS,QUALIDADE E VENDAS.O NOME DA CAMPANHA É ASTROS PARA MELHORAR O ABS O OPERADOR QUE NÃO ATRASAR OU FALTAR GANHA UMA ESTRELA DE OURO QUE VALE 500 PONTOS ATRASOU 5 MINUTOS ESTRELA DE PRATA ATRASOU 6 MINUTOS ESTRELA DE BRONZE FALTOU NÃO GANHA ESTRELA.PARA MELHORAR QUALIDADE O OPERADOR QUE TIRAR 100% GANHA ESTRELA DE OURO 90% ESTRELA DE PRATA 85 BRONZE PARA MELHORAR AS METAS SEGUE A MESMA ESTRATÉGIA BOAS VENDAS E SORTE

    ResponderExcluir
  11. Thiago,

    Sou supervisora em um call center e preciso motivar minha equipe.
    Já fizemos algumas companhas, mas gostaria de inovar.
    Fico grata com seu retorno.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. MUITO BOM CLEBER, VALEU AS DICAS VALIOSAS.
    SUPERVISORA DE CALL CENTER EM CAMPO GRANDE MS.

    ResponderExcluir
  13. Sou supervisora de um callcenter e gostaria que me ajudasse me informando exemplos de campanhas para melhorar as vendas.

    ResponderExcluir
  14. Olá Tiago,tudo bem ?

    Referente a máteria postada gostei muito e quero aplicar no meu setor que é uma equipe de consultores de vendas, sou responsável em elaborar campanhas motivacionais todos os meses, as suas dicas são importantes e preciso que você me ajude com alguns modelos e nomes de campanhas motivacionais.

    Aguardo seu Retorno.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde thiago ,sou supervisora de callcenter e estou tendo uma imensa dificuldade em elaborar novas campanhas devido ao tempo de trabalho com a equipe por que já lançamos tantas campanhas que as vezes achamas que nao temos mais nenhum coelho na cartola...

    ResponderExcluir
  17. Boa noite,

    Gostei do tema proposto, dá pra fazer uma campanha legal sem esquecer o verdadeiro espirito de motivação. o que é legal também é fazer uma pesquisa com os próprios colaboradores referente as últimas campanhas, pois são eles que vão dar o caminho para melhorar as campanhas dentro do site.
    Mas enfim, parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Thiago, e aos que comentam!

    Sei que você tem bastante conhecimento nesta área de incentivos.
    Trabalho em uma empresa onde crio as campanhas de incentivos e apresento soluções para estes pagamentos (caso seje em produto ou em espécie), gostaria de deixar meu e-mail para que possamos estreitar um relacionamento profissional com empresas que você conheça.

    OBS: Também estarei a disposição para as pessoas que comentaram.

    marcio@grupoideiabrasil.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. oi estou montando minha primeira campanha para uma central de atendimento, e agradeço muito pelo conteúdo aqui apresentado.....vai ser muito util para que eu possa monta a campanha

    ResponderExcluir
  20. Thiago, boa noite!!

    Sou supervisora de uma Central de relacionamento de uma montadora. Muito bom seu artigo, são dicas muito boas. Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Boa noite

    ESTOU TENTANDO MONTAR UMA CAMPANHA PARA JUNHO ONDE O FOCO É RESULTADO E ABS ,PENSEI EM ALGO RELACIONADO AO COPA DO MUNDO ,POR FAVOR SE PUDER POSTAR DICAS SERA DE GRANDE VALIA.

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Amabile , estou no RH da empresa , preciso de uma ajuda para criar um campanha motivacional com os funcionários quanto receptivos , ativos e administrativos

    ME AJUDA
    MEU EMAIL AMABILE@ADEDO.COM.BR

    ResponderExcluir
  23. Olá sou supervisora de cobrança e explicando sobre o significado de ABS: absenteismo: quantas faltas sua equipe teve no mês.

    Sobre campanhas vale a pena lembrar que se uma campanha bem elaborada não tiver um lider motivador não terá efeito algum, lembre-se tem que tirar a bunda da cadeira e estar perto dos seus funcionários.

    Cris Rocha

    ResponderExcluir
  24. Ola, sou supervisor de cobrança, na verdade assumi a função a pouco tempo e o Abs da minha equipe esta fora de controle.Quero saber se existe algo a fazer pq percebi que a maioria estao desmotivados.Desde ja agradeço.

    Email:manu0304@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Me indicaram esse livro e eu gosti muito, consegui tirar minha dúvidas e ainda tem uns modelos de campanha ótimas....

    http://www.agbook.com.br/book/24885--CAMPANHAS_MOTIVACIONAIS

    Espero ter ajudado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde,

      Estou montando um projeto de campanha bimestral tem alguma sugestão? desde de já agradeço

      Excluir
  26. VALEU A DICA DO LIVRO, QUEM TIVER OUTRAS INDICACOES, FAVOR POSTAR PARA TODOS!

    ResponderExcluir
  27. SOU SUPERVISORA DE UMA METALURGICA E GOSTARIA DE MONTAR MINHA PRIMEIRA CAMPANHA ME DE ALGUMA IDEIA COMO AGIR O PESSOAL AQUI É MUITO DIFICIL PARA ACEITAR ORDENS E MUDANÇAS .

    ResponderExcluir
  28. Há três meses venho tendo uma campanha com um cliente, que os objetivos solicitados e aprovados pela a direção da Empresa estão sul real. Mesmo apontando os meu números eles não abrem mão do objetivo. Estou desmotivando toda a equipe, tem uma ideia como reverto essa situação.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia,
    Thiago,

    Meu nome é Annelise,sou motivadora de call center e realizo campanha para levantar resultados.Gostaria de saber como posso faser com que todos participem das campanha entregando resultas com qualidades?
    SE PUDE ME AJUDAR SEREI GRATA OU ME PASSAR ALGUMAS DICAS POR E-MAIL AGRADEÇO(asantillo@almavivadobrasil.com.br

    ResponderExcluir
  30. Bom Dia!
    Meu nome é Paola,Sou supervisora de call center,e gostaria de dicas para atingir metas referente: ABS E QUALIDADE,estou com uma equipe muito desmotivada...
    Muito Obrigada !

    ResponderExcluir
  31. colegas,

    primeiramente nós precisamos olhar para a equipe e verificar se os profissionais que fazem parte do grupo estão cientes do que eles tem que fazer. Nenhuma campanha tera efeito se as pessoas não fazem o minimo. Campanhas são para alavancar o resultado e não para entregar a meta de 100%.

    abs,

    Cia.

    ResponderExcluir
  32. ola meu nome kelly,sou supervisora de um call cente ,por favor me ajude dicas de motivaçoes...keles@frutcenter.com.br ficarei muito grata...

    ResponderExcluir
  33. Thiago,Boa tarde !
    Meu nome è Flavia,sou supervisora trabalho em uma grande empresa de call center,minha nota de qualidade este mês esta pessima,ja levei 3 notas zero de qualidade e preciso alavancar esse resultado o mais rapido possivel.
    Gostaria de montar uma campanha motivacional,onde eu pudesse consientizar e premiar os atendentes,mostrando como que è importante ter um resultado homogênio e manter a dispersao entre as outras equipes.
    Tem como me passar algumas ideias e informaçoes para realizar esta campanha.
    Aguardo Retorno.
    Desde jà agradeço.

    ResponderExcluir
  34. Olá
    Estou trabalhando como operador a um ano e agora houve a oportunidade de um cargo de supervisor, estou tentando várias idéias as infelizmente as empresas sempre visam lucros e não pensam muito a respeito de motivar suas equipes...
    Gostaria muito de saber como motivar funcionários antigos a voltar ter motivos para trabalhar, pois, muitas vezes são a minoria porém, são os que mais produzem!
    Se puder me ajudar (junior.express@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  35. OLÁ SOU SUPERVISOR A UM MES E ESTOU PRECISANDO DE UMA CAMPANHA BEM MOTIVADORA DEVIDO AO OUTRO SUPERV.. PASSADO DEIXOU A EQUIPE DESMOTIVADO E TENHO ALGUMAS IDÉIAS MAIS PRECISO QUE ME AJUDEM QUERO MOSTRAR PARA A MINHA EQUIPE QUE PODEMOS SER OS MELHORES. MARCELLO_SALLESS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  36. olá sou ligar de uma equipe de promotores e queria alavancar as vendas da loja preciso muito de uma campanha que envolva toda a equipe e que me traga resultados rápidos.

    Grata,
    liliu_reis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Olá!! Sou de um setor meio esquecido pelos call centers (monitoria de qualidade) e como os tele operadores nos monitores também precisamos de incentivos ,pois também temos metas tanto de qualidade quanto de monitorias a serem entregues.
    Gostaria de idéias para incentivar minha operação.Agradeço desde já pela atenção.
    ebokamura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Ola sou operadora a 2 anos e surgiu a oportunidade recentemente de ser supervisora.Adorei suas dicas Thiago, e como atendente acho que tudo q você dise é mais que essencial,e como talvez futura superviso te pesso dicas sobre ABS e Turn-over.
    fico no aguardo,e desde ja agradeço.
    Daiane

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, como a maioria aqui eu tb sou supervisora de uma grande empresa de telefonia, estou passando por um periodo dificil, minha atual equipe metade são veteranos de longas datas e outra metade novatos com menos de um mes, esta dificil pq os novatos estao aprendendo e os veteranos nao querem saber de nada, eu faço campanha do balão, campanha de pausas, grito de guerra mais esta sendo tudo em vão, será que vc tem algo q possa me dizer pra fazer a diferença. Desde ja agradeço. Meu e-mail leiridyne@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Rsrsrsrs me diverti lendo os 7 erros, pois muitos já aconteceram na minha equipe, acontece que muitas campanhas acabamos montando de ultima hora e é aí que não da muito tempo de colocar as regras etc... mas valeu pelas dicas, minha equipe é ótima e mesmo com os erros batemos as metas, porém para este mês depois das dicas vou elaborar com paciência!!! Aline Santo Supervisora de vendas Ideal Work

    ResponderExcluir
  41. Olá Bom Dia.
    Também sou Supervisora de Televendas, estou passando por um momento muito difícil e a empresa também.
    Tenho uma equipe de 18 meninas, sendo 50% de funcionárias antigas e outra metade de novatas. A Direção impôs metas muito audaciosa para este ano, 40% a mais do realizado de 2013, em ano de Copa, eleição, feriados, etc...
    A equipe tem o Salário fixo, e ganha 4% sobre o faturamento se atingir 100% da meta, se superar ganha bônus extra, se não atingir não ganha nada.
    O problema é que estamos tendo aumentos consecutivos dos produtos, não estamos sendo mais competitivos, ou seja, minhas vendas estão caindo, pois os clientes não estão aceitando os argumentos dos aumentos e buscando o concorrente, pois os preços estão bem mais atrativos.
    Outro problema é que a empresa exige que eu trabalhe com preços mais altos do que dos representantes da empresa.
    Tentei reduzir a meta, porém não tem negociação.
    As instruções que passei é que temos que estar cada vez mais preparados tecnicamente sobre nossos produtos, para isso estamos passando por uma reciclagem, outra sugestão é que temos que estar mais próximos aos clientes, melhorar o atendimento, agilidade, sempre fazer pós venda, conhecer mais o cliente, a empresa e o produto que ele vende.
    Estou desmotivada e sem criatividade para criar campanhas de vendas.
    Me ajudem!!!!
    comercialtlv@gmail.com

    ResponderExcluir


Contador gratis

MAIS COMENTADAS