quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COMO LIDAR COM PESSOAS FOFOQUEIRAS ?

Atualmente tenho pensado muito sobre o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho. Muitas vezes nos deparamos, enquanto profissionais, com pessoas de personalidade forte e que conseguem facilmente atrair para si uma legião de seguidores, pois elas simplesmente dominam as informações da empresa mais que a diretoria e a comunicação interna, estas pessoas são mais conhecidas como as foqueiras.

O mais importante para uma empresa não é saber como as informações chegam até este profissional, mas qual a abrangência da sua fofoca, ou seja, até onde a conversa chega? A partir daí, como tudo na vida, precisamos encontrar o lado positivo. Elaborei algumas dicas para você lidar melhor com este tipo de personalidade.

  1. Não compartilhe angústias e tensões. O fofoqueiro geralmente busca pessoas mais fragilizadas;
  2. Mantenha conversas objetivas e focadas no trabalho, quando estiver próximo de um fofoqueiro;
  3. Não abra margem para saber informações sobre questões que não são da sua alçada e que venham destas pessoas;
  4. Lembre-se sempre: "o que não lhe apetece não deve lhe interessar";
  5. Utilize o poder abrangente do fofoqueiro para difundir ideias positivas.
Atualmente as áreas de RH tem trabalhado no combate a fofoca no ambiente de trabalho. Uma ideia interessante que ouvi é de uma empresa que utiliza o fofoqueiro como comunicador interno. É isso mesmo. Ao deparar-se com um profissional que disseminava fofoca, a empresa iniciou um trabalho inverso. Todas as vezes em que a empresa precisa transmitir uma informação importante, passava primeiramente ao fofoqueiro, de maneira sutil, quase como uma fofoca e eis que rapidamente toda a empresa ficava informada. Depois entrava a comunicação interna oficial, que confirmava a ideia positiva.

Cuidados a parte, as empresas tem que estar preparadas para este perfil de profissional. Hoje com a velocidade com que as informações circulam, principalmente com o avanço das redes sociais, há cada vez mais necessidade de fazer as informações dentro da empresa circularem de forma homogênea, o que requer um trabalho grande.

Thiago Alencar

Um comentário:


Contador gratis

MAIS COMENTADAS