domingo, 17 de janeiro de 2010

O segredo do “Absenteísmo”


Tenho recebido através de e-mail (qualidadecallcenter@hotmail.com) muitas sugestões para um assunto bastante popular nas Centrais de Relacionamento: o absenteísmo. Utilizado para medir as ausências dos colaboradores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, é considerado um grande vilão para o equilíbrio das equipes de atendimento. Um estudo australiano, realizado em 2008, revelou que enquanto a taxa média de absenteísmo de diversos setores no país era de 3,7%, nas centrais de atendimento esse número subia para 4%.

E de que maneira podemos reduzir o absenteísmo? Parece uma dúvida difícil de ser solucionada já que o “segredo” deste indicador operacional parece indecifrável. Qual a melhor campanha motivacional para melhorar este termômetro? Tentamos incluir nesta publicação algumas dicas para solucionar estas dúvidas.

Quando imaginamos a estratificação do absenteísmo lembramos-nos de agrupar os maiores motivos dos atestados médicos, realizar campanhas de conscientização, palestras de saúde com fonoaudiólogos, técnicos em segurança no trabalho e campanhas do tipo “venha e será recompensado”. Será que estas ações realmente são eficazes? Será que realmente o motivo das ausências está explícito? Ou é necessário feeling para perceber o motivo do absenteísmo?

A resposta está justamente em “sentir” a equipe. Lembro-me de minha primeira equipe de atendentes, recém chegado a supervisão eu tive o desafio de reduzir rapidamente o número de ausências do grupo. Tentei elaborar campanhas de presenteísmo, mas para quem? O foco não era quem estava faltando?Então mudei o foco das minhas ações para eles.

Depois de muitas derrotas encontrei o que chamo hoje de “o segredo do absenteísmo”: a parceria com os atendentes. Foi no momento em que me aproximei do grupo que comecei a perceber que os atestados estavam, na verdade, mascarando outros motivos. Insatisfação, desmotivação, falta de acompanhamento e até estagnação faziam com que a minha equipe não percebesse mais a empresa como um local interessante para trabalhar.

A primeira medida a partir deste momento foi estabelecer uma conexão com o grupo. Era preciso que eles entendessem que não existia apenas o “Eu”, mas o “Nós”. Nosso Time, nossa equipe, nosso resultado. Comecei a preparar momentos em que todos pudessem contribuir com o seu conhecimento pessoal, experiências em outras empresas, experiência da faculdade e até de vida etc. Foi muito decisivo este momento para o resultado da ação.

Fizemos de início uma semana de seminários onde cada um apresentaria um tema pertinente a um conhecimento específico seu, para compartilhar com o grupo. A adesão, para minha surpresa, foi quase total. De início, os mais desmotivados, torceram o nariz, fizeram “caras e bocas”, mas quando perceberam que todos estavam interessados em ouvir o outro, mudaram radicalmente de postura e passaram a envolver-se muito mais nas decisões da equipe.

Outra medida eficiente foi criar uma gestão participativa, mas não daquelas em que o supervisor delega a função e eximi-se da responsabilidade do indicador. A responsabilidade continuou minha, mas as decisões eram tomadas em grupo. Cada um poderia expor o que pensava e o ganho seria da melhor ideia. Do contrário do que muitas possam pensar, não perdi o controle da equipe, mas ganhei a confiança do grupo.

Nem sempre premiações, campanhas mirabolantes são eficazes para a condução dos resultados de uma equipe para o sucesso, basta ações bem simples, mas com efeitos muito mais poderosos. O segredo do absenteísmo é que não existe um segredo, nem fórmula precisa para acabá-lo, existe a parceria do grupo.

É claro que estas ações foram adequadas a minha realidade. Cada um poderá criar e elaborar algo pertinente a sua realidade, mas a partir destas dicas esperamos que você tenha mais sucesso nos resultados de sua equipe.

Aguardo seu comentário! Um forte abraço!

Thiago Alves

Mande seu e-mail para qualidadecallcenter@hotmail.com


10 comentários:

  1. olá gostaria de saber como mensurar o absenteísmo em call center ,desde ja agradeço.
    at
    Patrícia Pereira

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  2. Patrícia. O cálculo do asbsnteísmo se dá com a divisão do total de horas perdidas (faltas, atrasos, saídas antecipadas e lougout's dentro da jornada) pelo total de horas previstas. Você pode calcular diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente... Ou seja, é customizável.

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  3. Gostaria de uma informação mais detalhada de customização de absenteismo.

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  4. vc poderia me informar um dos temas escolhidos no seminário?

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  5. Excelente...acrescentou muito para minha experiência profissional...

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  6. ótimo . mais eu ja havia percebido isso a muito tempo queria ter lido algo mais interessante e criativo : )

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  7. Eu estou com um absenteismo de 6% e gostaria de melhorar como vc fez esses seminarios .

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  8. Fui promovida a poucos dias a supervisora de um call center receptivo, e a minha equipe esta com nivel de Abs muito elevado, atualmente esta ocorrendo uma campanha de folga dupla (a operação funciona 24 horas) e eles estao gostando, gostaria de algumas dicas de como diminuir esse Abs com outras camapnhas motivacionais!!!

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    Respostas
    1. sei que campanha em geral é ótimo mas nem todos são motivados para que tenha um melhor resultado tem que estimular uma motivação dentro da sua equipe fazer que seus operadores disputem entre eles de uma forma unida semanalmente faça divisão de indicadores e divida em equipe de operadores deixe os se sentirem importantes e que estão ajudando, prêmios simples caixa de bom bom , vai dar certo sua equipe vai ficar mais próxima de você seu resultado vai melhorar e com este plano dentro da sua equipe o resultado individual de cada agente melhora e no final sua equipe sera á melhor !
      dica:
      Leandro Romeu

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  9. muito interessante seu ponto de vista .
    parabéns

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