segunda-feira, 17 de setembro de 2012

COMPORTAMENTO DE CASA VAI À PRAÇA

Ultimamente a educação tem sido um dos assuntos mais recorrentes nos meios de comunicação. Parte em virtude das atuais conjunturas nacionais, parte por conta do ano eleitoral que, costumeiramente, aflora em todos os políticos um discurso sobre a importância desta para o desenvolvimento do país.
 
Quando penso em educação não levo apenas em conta o analfabetismo, mas a educação como caracterizadora de um indivíduo dotado de conhecimentos adequados às situações que permeiam ou permearão sua vida. Neste ponto, entendo educação como um conjunto de conhecimentos que engloba também comportamentos aceitáveis à sociedade.
 
Você deve estar se perguntando aonde eu quero chegar com este discurso, mas o fato é que o atual mercado de trabalho tem sofrido fortemente com a ausência justamente de educ8 ação.
 
Quem trabalha nas áreas de recrutamento e seleção das empresas tem se deparado com mais frequência do que há 7 ou 8 anos com candidatos absolutamente despreparados a assumir uma vaga no mercado de trabalho. Mas não falo de um despreparo  ocasionado pela falta de conhecimento do serviço que vai desempenha, pois isso é natural, falo de um despreparo completo sobre a postura mais adequada a um funcionário dentro do mercado de trabalho.
 
Vícios, linguagem inadequada, ausência parcial ou completa de senso crítico, ausência de discernimento, resiliência... etc. são pontos cada vez mais observados nos processos seletivos. Há situações de candidatos que não conseguem dialogar formalmente, não por falta do uso adequado da língua, mas pelo fato de achar que isto não é relevante.
 
Onde está o problema? Lá na educação da sala de aula e no papel da família. Quando não se ensina princípios em casa, são os princípios da rua que falarão mais alto. E muitas vezes estes princípios da rua, que eu considero como o inadequados, chegam a uma sala de seleção, elimando a chance deste candidato ingressar no mercado de trabalho.

Um comentário:


Contador gratis

MAIS COMENTADAS