sexta-feira, 13 de maio de 2011

Por que está tão difícil encontrar pessoas para teleatendimento?

Trabalhar na área de recrutamento e seleção em Call Center não é nada fácil. Com uma demanda de contratação cada vez maior, fica a cada dia mais difícil encontrar profissionais qualificados para um tipo de serviço que exige muito mais do que competência técnica, exige: bom relacionamento, proatividade, fluência verbal, perspicácia e sagacidade. O problema é que está cada vez mais difícil encontrar profissionais com estas características, o que torna ainda mais complicado o recrutamento e seleção.



Antigamente o grande problema do RH era recrutar profissionais com competência técnica, o que acabou gerando células de treinamento dentro do Call Center, aumentando as possibilidades de contratação do mercado. O que ocorre hoje é um efeito tanto relacionado a geração y, que busca crescimento a todo custo, quanto ao fato dos profissionais não demonstrarem maturidade durante o processo seletivo.



Pesquisei junto a minha área de recrutamento e seleção os principais motivos de não conseguirmos preencher algumas vagas com facilidade. Colocamos diversas respostas no papel: problema com falta de conhecimento, dificuldade de expressar-se, falta de bom relacionamento etc. Mas o problema evidente, quando entramos em sala para realizar entrevistas, é a falta de maturidade profissional ou sagacidade. Muitos entrevistados demonstram pouca flexibilidade de horário para o trabalho, priorizando faculdade, cursos etc. não demonstram interesse pela vaga, mesmo estando na entrevista, pouca fluência verbal e língua portuguesa deficiente de conceitos básicos.



Desta forma a tarefa de escolher o melhor candidato fica muito difícil a medida que o candidato não entende seu papel em uma entrevista de emprego. Se pudéssemos dar dicas para quem vai concorrer a uma vaga hoje, no mercado de Call Center, estas seriam algumas delas:






  • Demonstre disponibilidade: cursos, faculdade, academia devem se adequar ao trabalho, não o contrário;



  • Demonstre interesse na vaga;



  • Tenha sagacidade: demonstre-se alguém capaz de pensar "fora da caixa";



  • Seja alguém bem relacionado: timidez não tem mais espaço no mercado de trabalho;



  • Apresente as vantagens em contratar-lhe, demonstre um diferencial;



  • Escreva e fale corretamente, pois é um critério imprescindível a qualquer vaga no mercado de trabalho.

Para os profissionais que trabalham em recrutamento e seleção em empresas de Call Center, vamos trocar ideias, pois sem dúvida vai nos ajudar a ter uma melhor resposta para esta questão que nos afeta dia a dia.


Um abraço,


Thiago Alencar Alves

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