domingo, 17 de outubro de 2010

DIFERENÇA DE CAMPANHA MOTIVACIONAL E CAMPANHA INSTITUCIONAL

Tenho recebido de muitos internautas várias dúvidas sobre como montar um cronograma anual de campanhas para alavancar resultados operacionais. Seria um tipo de calendário onde seriam estabelecidas todas as características de cada evento, qual o resultado esperado etc. Pensando na programação antecipada com o planejamento adequado é até interessante, mas vale ressaltar que há muita diferença entre uma campanha motivacional para alavancar resultados e campanhas institucionais. Vejamos as diferenças.

Anualmente costumo montar, na empresa onde atuo, um calendário de eventos anuais. São datas comemorativas onde podemos utilizar o "tema" para oferecer um momento diferente no ambiente de trabalho aos colaboradores. Essas ações melhoram o clima organizacional e estimulam a criatividade da equipe que hoje é um elemento fundamental para quem trabalha em Centrais de Relacionamento.

Anualmente traço um calendário que se inicia em fevereiro, com as comemorações do carnaval, e termina em dezembro, com o natal. Desta forma é possível programar todos os insumos, mote da campanha, decoração, prazos etc. o que torna muito fácil conduzir a ações no ano seguinte, pois até o orçamento, sempre apertado, já está validado no ano anterior, pela diretoria financeira.

Considero estas as datas em que podemos utilizar seu caráter cultural como forma de motivar a equipe: carnaval, dia internacional da mulher, páscoa, dia do trabalho, dia das mães, dia dos pais, aniversário da empresa, festa junina, dia das crianças e natal. Lembro apenas que existem feriados estaduais e municipais de grande apelo cultural que não constam aqui, mas que dependendo da localidade podem também fazer parte deste cronograma.

Para cada uma destas datas existe um infinidade de possibilidades de ações que posteriormente posso "postar" aqui, mas para não perder o foco e deixar o artigo muito extenso, prefiro ser mais genérico neste "post".

Voltando agora a outro tipo de campanha motivacional podemos afirmar que as que tem o caráter de alavancar, rápidamente, alguma resultado operacional não pode ser planejada de forma anual sob o risco de não surtir o efeito esperado. Imagine criar um cronograma em que você define que em março de 2011 deverá realizar uma campanha de absenteísmo. Imagine agora se o problema neste período for qualidade do atendimento, todo o planejamento que você fez não atingirá nenhum resultado positivo, pois o problema é outro.

Isso deve-se ao fato que campanhas motivacionais para alavancar resultados são sempre efêmeras, ou seja, tem curta duração. Elas são iniciadas e finalizadas para um objetivo específico, geralmente urgente, de melhorar um indicador operacional. Essas ações não podem e nem devem ser programadas de forma muito antecipada sob pena de gerar um retrabalho desnecessário e até mesmo desestimular a equipe. É como servir o remédio errado a um paciente.

O certo para estas ações e ficar sempre atendo aos resultados e programar o evento com antecedência mínima que faça do efeito algo positivo para os objetivos que foram pensados pelos criadores. Para planejar corretamente isto, sirva-se de outro "post" sobre os erros mais comuns das campanhas motivacionais.

Um forte abraço!
Thiago Alencar Alves





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário


Contador gratis

MAIS COMENTADAS