segunda-feira, 14 de novembro de 2011

COMO AGREGAR VALOR AO PRODUTO DISSEMINANDO A CULTURA DA EMPRESA ENTRE OS COLABORADORES

O quanto seu funcionário está hoje integrado a sua empresa, sentindo-se parte do processo, entendendo que a empresa é um organismo vivo e por isso cada etapa do processo é tão importante para que o produto final seja entregue com qualidade e de forma personalizada?

Agregar valor ao produto que vai para o consumidor tem sido o desafio de muitas empresas nas últimas décadas, principalmente com o aumento da exigência do consumidor que, cada vez mais ciente dos seus direitos e com cada vez mais opções de escolha, tem dado aos empresários muita "dor de cabeça". Investimentos em novas tecnologias, novos produtos e serviços tem sido a saída mais comum para muitas destas empresas, muito embora o que é menos observado é o resultado dos investimentos em gente, ou seja, nos colaboradores e é justamente neles que o produto que sua empresa vende tem valor agregado.

O Great Place to Work (Melhor Empresa para Trabalhar), fundado em 1984, trouxe uma nova missão as empresas: "Construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho". E mais do que contribuir para a sociedade, o GPW tem conscientizado empresários sobre o papel importante da motivação, valorização e o respeito as pessoas como forma de obter mais lucro e a satisfação dos consumidores que, recebendo produtos bem produzidos ou sendo atendidos de forma personalizada, tem sido mais fiéis a estas empresas.

Não há tanto mistério para envolver equipes e disseminar a Cultura da Empresa, basta "ação". Muitas empresas finalizam seu Planejamento Estratégico e simplesmente põem na gaveta sem se perguntar se todos os funcionários, desde o porteiro até o diretor presidente tem muito claro este Planejamento. A "ação" que me refiro é a de por em prática atitudes simples que podem auxiliar na disseminação da Cultura da Empresa, agregando valor ao seu produto.

Para evidenciar o quanto isto é importante, vamos utilizar um argumento muito apreciado pelos executivos: números. Vejamos: uma pesquisa do GPW no Chile revelou que quanto maior o % de satisfação do funcionário com a empresa em que trabalha (80%), maior o % de satisfação do consumidor que visitou aquele estabelecimento (86%). Outra pesquisa do GPW nos EUA constatou que as Melhores Empresas para Trabalhar reduzem a rotatividade voluntária. No ramo do varejo, por exemplo, a diferença fica de: 14% (GPW) e 53% (outras).

Envolver os colaboradores à Cultura da Empresa deve ser prioridade, investindo no ambiente de trabalho o empresário garante retenção de profissionais e satisfação dos clientes. Para iniciar esse processo de envolvimento, o primeiro passo é compreender como fazer essa disseminação, que canais existem (comunicação interna, palestras,vídeos etc). É de suma importância incluir na sua empresa as 9 práticas que, segundo o GPW, transformam um ambiente em excelente para se trabalhar:

  1. Inspirando seus funcionários;
  2. Falando a verdade com todos;
  3. Escutando com sinceridade;
  4. Agradecendo o bom trabalho;
  5. Desenvolvendo pessoas e profissionais;
  6. Cuidando dos indivíduos;
  7. Contratando com foco na cultura;
  8. Celebrando conquistas;
  9. Compartilhando os resultados.

Conhecer missão, visão e valores de uma empresa é tão importante quanto conhecer o processo de fabricação de um produto. É tão valioso quanto um salário ao final do mês e retorna tanto resultado quanto os investimentos realizados nas empresas. Esta missão deve estar na primeira atividade dos setores de RH, nas diretorias e na conversa da área de gestão. Não há empresa de pequeno, médio e grande porte que não possa agregar valor ao seu produto apenas contextualizado os funcionários à sua Cultura. Como diz Robert Levering, fundador do Great Place to Work, “Qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer lugar, pode se tornar um excelente lugar para trabalhar”






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