terça-feira, 27 de setembro de 2011

LIDERAR PESSOAS COM EXCELÊNCIA LEVA TEMPO

Atualmente as empresas têm investido mais e mais na capacitação dos seus gestores com relação ao exercício da liderança de pessoas. Muito se tem falado, mas efetivamente pouco tem saído da teoria. A pressa em encontrar resultados rápidos, atendendo a velocidade do mercado cada vez mais dinâmico condiciona os gestores a utilizar cada vez menos o planejamento da liderança.

Costumo dizer que o PDCA seria ótimo se pudéssemos iniciá-lo antes de começarmos a trabalhar na empresa, já deveríamos fazer o planejamento antes da contratação, pois depois que a rotina começa, a agenda fica cada vez mais apertada e impede o gestor de planejar adequadamente.

A saída é fazer uso de uma ferramenta participativa de gestão. Fazer a equipe participar de todo o planejamento, delegando atividades, treinando-os e atribuindo responsabilidades a cada pessoa. Desta forma você poderá encurtar o tempo de planejamento da gestão, mas não poderá escapar de ter que desperdiçar tempo com treinamento, acompanhamento da execução de atividades etc.

Outro ponto de suma importância hoje, pela velocidade com que as informações trafegam, é o gestor ficar dentro da equipe. Mas dentro é dentro mesmo, participando ativamente do trabalho de todos. Não adianta fingir que está acompanhando, fazendo cobranças de metas e resultados, pois a equipe percebe. O certo é você tirar parte do dia, sejam quantos minutos você dispuser, para sentar ao lado do colaborador e oferecer ajuda. Desta forma você não está planejando, mas está desenvolvendo a liderança.

Imaginar a liderança como algo fácil é um engano muito grande. Gerir pessoas requer paciência, foco, objetividade, humildade e generosidade. Tudo isso enquanto você faz o gerenciamento da rotina. O certo é perder um pouco mais de tempo com o planejamento para perder tempo depois buscando ações de liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador gratis

MAIS COMENTADAS