domingo, 28 de novembro de 2010

Istmo lança no Brasil o InTalk

Sistema que garante a qualidade e a padronização do atendentimento nas centrais de Call Center.

Considerado um dos mercados que mais cresce e emprega no Brasil, o call center também enfrenta sérios problemas. Um deles, ou o principal, encontra-se na área de treinamento dos agentes.

Na percepção dos consumidores brasileiros, as companhias ainda precisam aperfeiçoar os serviços de atendimento aos clientes, garantindo maior agilidade e profissionais mais capacitados nas linhas de frente, é o que revela Wilson Fernandes, diretor executivo as Istmo, citando estudo realizado pela Accenture. "São dois fatores principais que ainda incomodam os consumidores: o tempo gasto esperando o atendimento e a falta de conhecimento dos atendentes” reforça Wilson.

Fazer com que cada agente fale ou atue da forma treinada e, conseqüentemente esperada, é hoje, sem dúvida alguma, o maior desafio para os especialistas em RH e treinamento.

As soluções tradicionalmente empregadas, como: rigorosos processos de recrutamento e seleção, treinamento e reciclagem, scripting, ferramentas de busca, e-learning e monitoria de qualidade não são suficientes para eliminar problemas como: stress do agente, sotaque e regionalização de palavras e, o mais grave de todos, a variação das informações prestadas.

“Hoje, no Brasil temos uma média de turn over de mais de 100% anuais, o que deflagra um processo contínuo de treinamento dos agentes. Podemos dizer que o mercado de contact center investe anualmente 5 semanas em treinamento e reciclagem, tempo considerável, mas que não resolve o problema da qualidade e padronização do atendimento”, explica Wilson Fernandes,
Para Fernandes o inTalk é o melhor script, na melhor voz e no melhor momento. “É uma ferramenta inovadora de interatividade entre o operador de contact center e o cliente final que oferece, por meio de uma árvore de fraseologia, possibilidades para a execução de frases padronizadas que podem abranger, de acordo com a complexidade do modelo, todo ou parte do atendimento, assistindo o operador em sua função e aumentando a assertividade junto ao cliente”.

Com o inTalk as operações de call Center conseguem viabilizar processos de melhoria continua na qualidade do atendimento, permitindo maior controle e padronização da comunicação através de recursos tecnológicos e métodos eficientes de controle.

Estudos apontam que cerca de 70% das ligações possuem características idênticas de ponta-a-ponta. Assim, com o inTalk, num simples clique o agente intercala sua conversa ao vivo com textos já gravados, abrindo e encerrando a ligação da forma correta, realizando as perguntas certas na ordem apropriada, fornecendo todas as informações necessárias para o interlocutor e obtendo todas as informações pertinentes a partir deles.

Dentre os benefícios oferecidos pela ferramenta da Istmo, encontram-se a padronização da pronúncia independente da região onde a central esta localizada, a diminuição do stress do agente, a otimização do treinamento e, o que pode ser considerado um grande diferencial competitivo, viabilizar atualizações em curtíssimo prazo e em larga escala.

Wilson Fernandes está empolgado com o lançamento que já foi testado e analisado por cinco grandes empresas usuárias de serviços de call center, durante o período de seis meses. “Ficamos animados com o índice de aceitação da ferramenta, de 0 a 5 conquistamos a nota 4,6 na avaliação geral da solução. As empresas que participaram do teste conquistaram um aumento médio de 5% na performance de monitoria e mais 5% no controle de qualidade, além de uma redução do Tempo Médio de Atendimento (TMA) de 7%. Estes resultados são facilmente transformados em ganho real para a operação do call center como um todo: aumento na qualidade dos serviços prestados, aumento na lucratividade, na satisfação dos clientes e na qualidade de vida dos agentes.

Por motivos de sigilo, a Istmo não pode divulgar os nomes destas cinco empresas. Mas apresenta uma meta arrojada de atuação do inTalk nos mercados financeiro e de cartão de crédito, de seguradoras e montadoras para o primeiro semestre de 2011.

Brasil lidera mercado de Contact Center no mundo, segundo Avaya

A Avaya reuniu analistas e imprensa no último dia 18, em São Paulo, para comemorar os resultados obtidos em 2010 e revelar as expectativas para 2011. Dentre todos os números apresentados, a atuação da empresa em Contact Center é uma das que mais se destaca. Nos últimos três anos o crescimento foi de 70% e os produtos Avaya estão presentes em oito das dez empresas do ramo.

Para falar sobre o atual momento do setor no Brasil conversamos com Jorge Blanco, vice-presidente de marketing de produto para soluções de Contact Center da América Latina. O executivo aponta que o Brasil é referência mundial no mercado e exporta muitas soluções para outros países, inclusive para os Estados Unidos. Além das ferramentas, como o CTI (Computer telephony integration), o país exporta também profissionais e engenheiros. “Não há novidades no mercado exterior que não estejam no Brasil”, diz.

Segundo Blanco, 53% do contato do consumidor com as empresas ainda será por voz em 2013. “O desafio agora é administrar o atendimento, baseado na informação do cliente, não interessa o formato”, diz.

Com a ascensão das redes sociais, os consumidores querem respostas e processos cada vez mais rápidos e eficazes. Mesmo com essa tendência, Blanco acredita que a voz continuará sendo muito importante para o atendimento, mas reconhece que um dos grandes desafios que o mercado terá pela frente será a integração de todos os sistemas. Se o consumidor obtiver alguma informação no Internet Banking, por exemplo, o sistema do Contact Center e o da agência deverão ter essas informações e falar a mesma língua.

Para essa integração de sistemas, o executivo apresentou soluções da Avaya que poderão auxiliar as empresas. Entre elas estão o Avaya Aura, que administra todas as informações em uma mesma plataforma, e o Avaya ACE, produto que une as ferramentas de comunicação e aplicação.

Fonte: B2B Magazine

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MOTIVAÇÃO EM CALL CENTER É INDISPENSÁVEL

Olá amigos,

Tenho percebido, quando circulo em algumas Centrais, que o tema "motivação" está cada vez ganhando mais espaço no planejamento das empresas. Este é um ótimo sinal de que elas estão preocupadas com o tipo de tratamento dado aos seus colaboradores. Tenho percebido inclusive que atualmente os Clientes Contratantes tem exigido em contrato campanhas periódicas, atividades de descompressão etc.

Vem de longe as pesquisas que indicam melhoria na produtividade a medida que os atendentes, supervisores e coordenadores estão motivados, mas na prática esta não era uma ação muito praticada. Agora este requisito é fundamental para a manutenção dos serviços de tele-atendimento. As empresas de Call Center estão investindo cada vez mais nestas ações e as áreas de Recursos Humanos tem tido ótimas ideias.

Pensar na motivação como meio para garantir um atendimento de qualidade é um pensamento que deve ser cultivado em todos dentro da empresa. Pessoas felizes são capazes de produzir mais, pois dedicam mais energia para executar as atividades, sentem satisfação em prestar um atendimento com qualidade já que há retorno.

Thiago Alencar Alves




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