quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CERTIFICAÇÕES IMPORTANTES PARA CALL CENTER

Tenho estado distante do blog nos últimos meses em virtude de um acompanhamento que venho realizando de um processo de certificação da minha empresa à ISO 9001. A distância é reflexo da necessidade de focar de forma acentuada neste processo e acompanhar de forma analítica cada etapa. Estabelecer processos, políticas da qualidade e cultura de uma empresa é uma atividade instigante e prazerosa aos amantes da qualidade.
As empresas vêm investindo substancialmente em melhorias nos processos, como a certificação da ISO 9001, Probare, ITIL, ISO/IEC 20000 etc. Parte deste investimento  vem do interesse das companhias de conquistarem mais clientes uma vez  que a partir de uma certificação é possível participar de mais processos de licitação pública, apresentar uma gama variada de fornecedores e ser um diferenciado. Outro interesse vem realmente do gap da empresas de construir processos mais sistemáticos que garantam a satisfação plena dos consumidores e que atenda requisitos mínimos de controle de qualidade.
Observando o setor de Call Center, elaboramos uma lista das certificações mais indicadas para a área com sua definição. Confira:
PROBARE: Programa Brasileiro de Auto-regulamentação do setor de relacionamento (Call Center/Contact Center/Help Desk/ SAC/Telemarketing) é um processo desenvolvido em 2005 a partir de códigos de ética de associações como ABT, ABMED e ABRAREC e que estabelece um código de ética com 10 artigos e que tratam de assuntos relacionados ao canal de comunicação entre o fornecedor do produto/serviço e os consumidores.
Comprovada a observância do código a empresa que aderir voluntariamente ao PROBARE passa por um sistema de auditoria de conformidade com o código e obtendo a recomendação recebe a certificação, podendo usufruir do selo de ética do PROBARE. Empresas certificadas:
A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus produtos/serviços a seus clientes. A série ISO 9001 de normas consiste de:
• ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário: esta norma introduz o usuário aos conceitos de sistemas de gestão e especifica a terminologia usada.
• ISO 9001 – Requisitos: esta norma define os critérios que você terá que cumprir caso deseje operar de acordo com a norma e obter a certificação.
• ISO 9004 – Diretrizes para melhoria de desempenho: baseada nos oito princípios de gestão da qualidade, estas diretrizes são desenvolvidas para serem usadas pela alta administração como uma estrutura para guiar as suas organizações em direção à melhoria de desempenho, ao levar em conta as necessidades de todas as partes interessadas, não somente dos clientes.     
Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI). Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e atualmente está sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.
A ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). A ITIL lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.
ITIL dá uma descrição detalhada sobre importantes práticas de IT com checklists, tarefas e procedimentos que uma organização de IT pode customizar para suas necessidades.
A ISO/IEC 20000 é aplicável para qualquer organização, grande ou pequena, em qualquer setor ou parte do mundo que depende de serviços de TI. A norma é especialmente aplicável para prestadores de serviços de TI internos, tais como departamentos de TI, e para prestadores de serviços de TI externos, como organizações terceirizadas.
A norma já está trazendo um impacto positivo em alguns dos principais setores líderes, dependentes de TI, como na terceirização de processos de negócios, telecomunicações, finanças e setores públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador gratis

MAIS COMENTADAS